Ser professora é ...

Ser Professora é muito mais do que transmitir o conhecimento.

É aquela que ensina com dedicação e paciência, é aquele que quebra os nossos galhos, aquele que quando tudo está difícil ele abre um sorriso e diz: calma, você vai conseguir.

É agir com simplicidade, com companheirismo, está sempre disposto a te ajudar a qualquer hora , enfim todas essas características se resume em você, não é a toa que podemos afirmar que você não é nossa professora e sim uma grande AMIGA.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Desenvolvimento Cognitivo

Estágios de desenvolvimento segundo Piaget
Resumo
Por Fernada Lucas Rezende
Depois de estudar muitas crianças Piaget concluiu que elas passam por estágios de desenvolvimentos.
• Estágio sensório motor: ocorre entre 0 e 2 anos de idade. A criança não representa mentalmente os objetos. Pega o que é oferecido sem pensar e leva-o a boca.
• Estágio pré operatório: ocorre entre 2 e 7 anos de idade. A criança é egocêntrica quer tudo pra si, é a fase dos “por quês”, desenvolvendo a etapa simbólica.
Começa a ter espaço temporal e aumento da imaginação.
• Estágio das operações concretas: ocorre entre 7 e 12 anos de idade : a criança já possui uma organização mental integrada.É capaz de ver a totalidade de diferentes ângulos. Conclui e consolida as conservações do número, da substância e do peso. Desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade,..., já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.
• Estágio do operatório formal ocorrido dos 13 anos em diante. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
Palavras chaves: Estágios do desenvolvimento, Piaget, Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário